Busca:

Somente 158,5 mil pessoas declararam o Imposto de Renda, a menos de 20 dias para o fim do prazo


Faltando apenas 20 dias para o término do prazo de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), somente 30,5% dos contribuintes cearenses prestaram contas com o fisco. De acordo com dados apurados pela Receita Federal até às 18h de ontem, a declaração tinha sido efetuada por 158,5 mil pessoas.

Mas até que o número de 520 mil documentos seja entregue, ainda falta muita gente (361,5 mil) organizar-se, reunir a papelada e parar alguns minutos em frente ao computador e preencher os dados, através do programa Receitanet, que pode ser baixado no site do órgão aqui.

Segundo o assessor da Superintendência da Receita Federal, Oswaldo Carvalho, a quantidade de declarações apresentadas até o momento pelos cearenses é considerada normal. A maior parte delas serão deixadas para a última hora, na semana do dia 29 de abril, último dia para ficar quite com a obrigação anual. Somente na última semana, por exemplo, ele explica que são entregues 40% de todos os documentos.

Congestionamento

No País, foram entregues 7,04 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física. O valor corresponde a 29,5% do total, o qual a Receita espera que seja de 24 milhões de documentos. Como grande parte da população deve deixar para fazer isso nos últimos dias, especialistas alertam para a possibilidade de congestionamento no site da Receita, quando estiver mais próximo ao fim do prazo.

Especialistas do Cenofisco (Centro de Orientação Fiscal) afirmam que o Receitanet, que registra as declarações, poderá apresentar lentidão, principalmente nos últimos dias, afetando os contribuintes que deixarem para enviar a declaração em cima do prazo.

Por isso, a recomendação é aproveitar o fim de semana e parar um pouco para cumprir com a obrigação. Além de trazer menos dor-de-cabeça, a declaração antecipada favorece o recebimento prematuro da restituição. A multa por atraso na entrega será de, no mínimo, R$ 165,74, mas pode chegar a 20% do imposto de renda devido.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários.

Comentários encerrados

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil